Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil - Patrimônio Cultural da Humanidade - Unesco  
  • "Caminhar por Ouro Preto é como voltar a tempos dourados. É ter a sensação de que, na próxima esquina, irá encontrar algum personagem da história."
  • "Uma fabulosa e linda cidade setecentista encravada num vale profundo das montanhas mineiras. Anacrônica, espantosa, fascinante..."
  • "Apure os ouvidos ao andar pelas ruas de Ouro Preto. Sem muito esforço e alguma imaginação é possível ouvir os sussurros conspiratórios, os ideais subversivos, as intrigas palacianas..."
  • "O maior conjunto barroco do mundo. Uma cidade setecentista em pleno séc. XXI. Anacronismos à parte, a antiga Vila Rica foi palco da vaidade, da soberba, da competição e da genialidade humana."
  • "Testemunhe a rica cultura de Ouro Preto: o carnaval, as procissões, os festivais..."
  • "Ouro Preto é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, do tempo em que começou a ser desenhada a história das Minas Gerais..."
  • "Encontrava-se ouro como em nenhum outro lugar, fazendo as lendas do Rei Salomão parecerem ingênuos contos infantis."
  • "No vaivém dos telhados, na espremida confusão do casario geminado. Os palácios, as pontes e os chafarizes... Ouro Preto é fascinante!!!"
  • "Antônio Francisco Lisboa, eternizado como Aleijadinho, gênio pardo e acometido de terrível doença deformadora. Foi o feio que produziu o belo, o monstro que produziu anjos..."
Site Oficial
de Turismo
Apresentação     História     Belezas Naturais     Inconfidência Mineira
Arquitetura     Lavras Novas e Cachoeira do Campo     Distritos
Procurar    Contato

Promoção:





Atrações em Ouro Preto:

Capela de Bom Jesus das Flores (Taquaral)
Igreja
Singela capela construída por volta de 1748, no antigo arraial de Ouro Fino. Possui belas pinturas no forro....
Ler Matéria

 

Você está em "Quando ir" - Ouro Preto



 Voltar

Depende da intenção do turista. Durante todo o ano a cidade oferece eventos, períodos em que fica cheia. O lugar perde a tranquilidade, mas ganha vitalidade e alegria com o vaivém das pessoas. Incluem-se aí os feriados prolongados, como o 21 de abril e o 12 de outubro, o Festival de Inverno (julho), Carnaval e Semana Santa. Os distritos também oferecem eventos durante todo o ano.

 

Para os amantes da história, que pretendem esmiuçar cada faceta da cidade, o melhor é procurar épocas mais tranquilas. Ouro Preto fica mais calma, sendo possível aproveitar os detalhes. Prefira o meio da semana ou os dias logo após às festividades.

 

Os verões são quentes e úmidos, ótimos para conhecer os arredores, banhar-se em cachoeiras, visitar os mirantes... No inverno Ouro Preto fica mais misteriosa. Um densa névoa cobre a cidade pela manhã. à medida que o sol se levanta o sonho se realiza: Ouro Preto se desnuda de seus segredos. Os casais curtem o frio num autêntico romantismo barroco, relembrando os versos líricos de "Marília de Dirceu".



Fonte: Clima e Radar
 


















Apoio Institucional:


















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados