Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil - Patrimônio Cultural da Humanidade - Unesco  
  • "Caminhar por Ouro Preto é como voltar a tempos dourados. É ter a sensação de que, na próxima esquina, irá encontrar algum personagem da história."
  • "Uma fabulosa e linda cidade setecentista encravada num vale profundo das montanhas mineiras. Anacrônica, espantosa, fascinante..."
  • "Apure os ouvidos ao andar pelas ruas de Ouro Preto. Sem muito esforço e alguma imaginação é possível ouvir os sussurros conspiratórios, os ideais subversivos, as intrigas palacianas..."
  • "O maior conjunto barroco do mundo. Uma cidade setecentista em pleno séc. XXI. Anacronismos à parte, a antiga Vila Rica foi palco da vaidade, da soberba, da competição e da genialidade humana."
  • "Testemunhe a rica cultura de Ouro Preto: o carnaval, as procissões, os festivais..."
  • "Ouro Preto é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, do tempo em que começou a ser desenhada a história das Minas Gerais..."
  • "Encontrava-se ouro como em nenhum outro lugar, fazendo as lendas do Rei Salomão parecerem ingênuos contos infantis."
  • "No vaivém dos telhados, na espremida confusão do casario geminado. Os palácios, as pontes e os chafarizes... Ouro Preto é fascinante!!!"
  • "Antônio Francisco Lisboa, eternizado como Aleijadinho, gênio pardo e acometido de terrível doença deformadora. Foi o feio que produziu o belo, o monstro que produziu anjos..."
Site Oficial
de Turismo
Apresentação     História     Belezas Naturais     Inconfidência Mineira
Arquitetura     Lavras Novas e Cachoeira do Campo     Distritos
Procurar    Contato

Promoção:





Atrações em Ouro Preto:

Mirante Adro Igreja São Francisco de Assis
Mirante
Uma vista que virou cartão-postal. A igreja Mercês de Baixo e o pico do Itacolomi (ao fundo) emoldurados pelas colunas do portão. ...
Ler Matéria

Alguns de nossos Parceiros:
Pousada Capricho Asturiano
Hospedagem
Mais informações
Hermes Guia
Empresas de receptivo turístico
Mais informações
 
Você está em "Circuito do Ouro"

 Voltar

 

Circuito do Ouro


      Lendas trouxeram os primeiros exploradores para o interior do Brasil, onde mais tarde nasceria Minas Gerais. Serras formosas, repletas de ouro, contornavam os sonhos daqueles homens. Os constantes e coerentes relatos dos índios impulsionaram as expedições às entranhas desconhecidas de um vasto território, exaustivamente montanhoso. Índios forazes, animais selvagens, natureza hostil... Por fim, nos derradeiros anos do século XVII, chegaram aos pés de uma curiosa montanha (Itacolomi), num vale batizado Tripuí. Ali, como em toda a região, o ouro exalava da terra, no leito dos rios, que por sua vez tinham o fundo dourado. A lenda virava a mais pura realidade. O ouro foi a semente de Minas e a região do Circuito do Ouro mãe generosa e austera. Aqui brotou o ouro, a ambição, a ganância, as paixões, os ódios, a dominação, a subversão, a arte... Mais: aqui brotou o Brasil como nação! Todas as emoções estão impregnadas em suas ruas, paredes, pairam no ar. Teimam em resistir ao tempo, fazendo reinar na mente de seus apreciadores as conspirações e os sonhos de liberdade.

Distância média de BH: 85 km.
Texto: Marcelo JB Resende (reprodução proibida)

 



Cidades que compõem o circuito:

Congonhas
Mariana
Ouro Preto
Sabará
Ouro Branco
Barão de Cocais
Caeté
Catas Altas
Itabira
Itabirito
Nova Era
Nova Lima
Raposos
Rio Acima
Santa Bárbara
Potencial Turístico:

Turismo histórico-cultural _ Turismo de eventos _ Feiras e eventos _ Turismo pedagógico _ Turismo religioso _ Artesanato _ Festas populares - Folclore - Arquitetura antiga _ Barroco _ Ecoturismo _ Patrimônio Histórico _ Patrimônio da Humanidade
 


















Apoio Institucional:


















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados