Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil - Patrimônio Cultural da Humanidade - Unesco  
  • "Magnífica sacada esculpida em pedra-sabão."
  • "A praça Gomes Freire é um dos locais mais agradáveis de Ouro Preto, cercado por casario do século XVIII."
  • "Na igreja São Francisco de Assis estão os restos mortais de Mestre Ataíde (sepultura 94, no chão)."
  • "O Órgão da Sé é um instrumento de valor inestimável, construído pelo alemão Arp Schnitger (1648-1719)"
  • "Em 1745 a Vila do Ribeirão do Carmo foi elevada à condição de cidade, rebatizada Ouro Preto. Era uma homenagem a D. Maria Ana D'Austria, esposa de D.João V."
  • "A construção do ramal ferroviário até Ouro Preto foi concluída em 1914."
  • "A Direita é a mais importante e bem conservada rua histórica de Ouro Preto, reunindo um rico casario."
  • "Na igreja São Pedro dos Clérigos fica bem perceptível a influência italiana, nesta construção da segunda metade do século XVIII. "
  • "Antes encontrado no leito dos rios, depois nas entranhas da terra. Assim é a história do ouro em Ouro Preto."
Site Oficial
de Turismo
Apresentação     História     Belezas Naturais     Inconfidência Mineira
Arquitetura     Lavras Novas e Cachoeira do Campo     Distritos
Procurar    Contato

Promoção:





Atrações em Ouro Preto:

Mina Santa Rita
Sítio Histórico
É uma das mais antigas de Minas Gerais, da primeira metade do séc. XVIII. Como as demais da época, foi escavada na base da picareta, com muito sofrime...
Ler Matéria

Alguns de nossos Parceiros:
Pousada Itacolomi
Hospedagem
Mais informações
Consolas Pizzaria e Restaurante
Restaurantes, bares e afins
Mais informações
Guia de Turismo Peterson Bruschi
Empresas de receptivo turístico
Mais informações
Bazar Faria
Compras, lojas, artesanato e afins
Mais informações
 


Você está em - Distritos



Voltar

Beleza nos Arredores


Texto e Foto: Marcelo JB Resende. Colaboradora: Kelly Juliane Dutra (Turismo - UFOP). Reprodução proibida.

Lavras Novas:

 

O distrito é cercado por esplêndidas paisagens de montanha. Foi descoberto há poucos anos pelos turistas jovens, que procuram o local em busca do clima, do isolamento e da aventura. Distância: 13 quilômetros.

Clique para ampliar - cópia proibidaMatriz N. Sra. de Nazaré - Cachoeira do Campo.  

Cachoeira do Campo:

 

Em muitos momentos este distrito deixou de ser coadjuvante para se tornar protagonista na história de Minas. Nele morava o governador de Minas; estava o quartel onde trabalhava Tiradentes. A matriz de N. Sra. de Nazaré é considerada por muitos o mais notável exemplar da primeira fase do barroco. Seu interior é uma profusão de estilos indescritível. Cachoeira não pode passar despercebida numa viagem a Ouro Preto. Distância: 18 quilômetros.


Amarantina:

 

Tem como principal atração o Museu das Reduções. Vale a pena visitá-lo, principalmente as crianças. Os adultos também se encantam diante de réplicas em miniatura perfeitas, confeccionadas com o mesmo material das construções originais. As reduções representam quatrocentos anos de arquitetura brasileira. Destacam-se ainda a matriz de São Gonçalo e a Casa de Pedra (séc. XVIII), além da tradicional Festa das Cavalhadas, realizada em setembro. Distância: 25 quilômetros de Ouro Preto.

 

São Bartolomeu:

 

Uma pequeníssima jóia barroca setecentista. Assim pode ser definido este distrito. A matriz de São Bartolomeu, a igreja de N. Sra. das Mercês e o casario do centro despertam o interesse do turista. é cortado pelo rio das Velhas e possui charmosas cachoeiras, como a de São Bartolomeu e as do Macaco Doido. Tem destaque a produção de doces caseiros e a festa do padroeiro, realizada em agosto, que revive histórias do ciclo do ouro. Distância: 15 quilômetros.

 

Casa Branca (Glaura) :

 

É um dos mais antigos distritos, tendo sido ponto de passagem dos bandeirantes. Foi um dos palcos da Guerra dos Emboabas. A matriz de Santo Antônio das Garças Brancas se impõe na paisagem do pequeno distrito. Belas imagens estão sendo estudadas e restauradas, revelando sua importância histórica. A produção de doces e frutas é tradicional. Distância: 26 quilômetros.

 

Santo Antônio do Salto:

 

É o distrito mais novo e está a 35 quilômetros. A beleza da paisagem impressiona: um extenso e profundo vale leva à pequena comunidade. Lá embaixo passa um formoso rio, que se encontra com inúmeros cursos d'água, formando várias corredeiras e pequenas quedas. Lá em cima é possível ver a grande Cachoeira do Rapel, com mais de 200 metros de queda. Na parte alta desta cachoeira está o distrito de Lavras Novas. Local com pouca infra-estrutura, mas com grande potencial turístico. Ideal para passeios ecológicos.

 

Santo Antônio do Leite:

 

Tranquilidade é o ponto forte do distrito, local ideal para um merecido descanso em meio à paisagem. Lá nasceu Honório Esteves, um dos maiores nomes da pintura mineira oitocentista. O teto da igreja de Santo Antônio ainda guarda resquícios de uma pintura sua. Distância: 25 quilômetros.

 

Rodrigo Silva :

 

Lá está a única mina de Topázio Imperial do mundo. Cercado de colinas e isolado em seu sossego, o distrito revela quedas d'águas em seu entorno. No Alto de Santa Quitéria são avistados os picos do Itacolomi e de Itabirito. Distância: 18 quilômetros.

 

Chapada (Sub-distrito):

 

Sub-distrito de Ouro Preto. Destacam-se a capela de Santana e a cachoeira do Castelinho. Distância: 11 quilômetros.

 

Miguel Burnier:

 

Também conhecido por São Julião. O lugar já foi um importante centro ferroviário e o um dos berços da siderurgia brasileira. A época de pompa se foi e hoje restam apenas algumas centenas de moradores. Fica ao lado da serra de Ouro Branco, o que garante uma bela paisagem. Excelentes pescarias são proporcionadas na grande represa, no sopé da imponente montanha. Distância: 40 quilômetros.

 

Santa Rita:

 

É a capital da pedra-sabão, material que foi uma das bases privilegiadas para a "explosão criativa" do barroco mineiro. Sua produção atende ao mercado nacional e internacional. Distância: 30 quilômetros.


Antônio Pereira:

 

Foi um dos primeiros núcleos mineradores de Minas Gerais. Destacam-se as ruínas da igreja de N. Sra. da Conceição, incendiada e em cujo interior existe hoje um curioso cemitério. Sua imponente fachada, em blocos de pedra, chama a atenção dos turistas. Outro passeio interessante é a gruta da Lapa, que possui em seu interior uma pequena capela. Distância: 16 quilômetros de Ouro Preto e nove de Mariana.

 

Engenheiro Correia:

 

Distrito a 30 quilômetros de Ouro Preto. Concentra suas atividades econômicas na agricultura. As festas tradicionais, como acontece nos outros distritos, chamam a atenção.

  Clique para ampliar - cópia proibidaRepresa de Santa Rita.

Clique para ampliar - cópia proibidaMuseu das Reduções, em Amarantina.

Clique para ampliar - cópia proibidaDistrito de Santo Antônio do Salto.   Clique para ampliar - cópia proibidaCapela de Santana (Chapada).   Clique para ampliar - cópia proibidaRegião de Miguel Burnier.
 


















Apoio Institucional:


















© 2015 - Idas Brasil Ltda. - Todos os Direitos Reservados