Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil - Patrimônio Cultural da Humanidade - Unesco  
  • "A capela de Santana é uma das mais antigas de Ouro Preto e data de 1720. Em seu cemitério está enterrado o escritor Alphonsus de Guimarães."
  • "A praça Minas Gerais é o cartão-postal de Ouro Preto, rodeada por um belíssimo conjunto cênico-arquitetônico..."
  • "Na Casa da Câmara existiu o quartel dos Dragões, guarda que servia aos governadores da capitania..."
  • "Pintura de Mestre Ataíde na igreja de São Francisco de Assis."
  • "A catedral de N.Sra. da Assunção tem arquitetura singela, entretanto está entre as mais ricas e importantes igrejas mineiras."
  • "Ouro Preto é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, do tempo em que começou a ser desenhada a história das Minas Gerais..."
  • "O pico do Itacolomi, entre Ouro Preto e Ouro Preto, foi a referência para o eldorado das Minas Gerais."
  • "A igreja N.Sra. do Carmo surgiu a partir de um pequeno templo erguido em 1759. Teve suas obras iniciadas em 1783..."
  • "Mestre Ataíde, um dos mais consagrados pintores do Barroco Mineiro, era de Ouro Preto."
Site Oficial
de Turismo
Apresentação     História     Belezas Naturais     Inconfidência Mineira
Arquitetura     Lavras Novas e Cachoeira do Campo     Distritos
Procurar    Contato

Promoção:





Atrações em Ouro Preto:

Capela de Bom Jesus das Flores (Taquaral)
Igreja
Singela capela construída por volta de 1748, no antigo arraial de Ouro Fino. Possui belas pinturas no forro....
Ler Matéria

Alguns de nossos Parceiros:
Pousada Mirante do Café
Hospedagem
Mais informações
Restaurante Café Geraes
Restaurantes, bares e afins
Mais informações
Guia de Turismo Peterson Bruschi
Empresas de receptivo turístico
Mais informações
Casa das Pedras - Grupiara Pedras
Compras, lojas, artesanato e afins
Mais informações
 

Você está em "Mensagem de Boas-Vindas"


Voltar

Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto

Breve História da Associação Comercial


Em meados da década de 1930, a necessidade de se reunir em agremiação por parte dos donos de lojas de comércio da antiga Vila Rica se concretiza pela atuação de dois precursores: Manoel Felipe Ribeiro Belo e Levindo Barbosa Leite.


Em 28 de janeiro de 1934, realiza-se, no Cine Central, a sessão de fundação da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL E AGROPECUÁRIA DE OURO PRETO-ACIAOP, ocasião em que é escolhida uma comissão provisória composta por Levindo Barbosa Leite, José Cândido Gonçalves e Geraldino Dias.


É elaborado o ante-projeto da Associação em 4 de fevereiro de 1934 e formada a primeira diretoria e os conselhos fiscal e de sindicância.


Em solenidade na Prefeitura do Município, o Doutor João Batista Ferreira Veloso, prefeito da época, empossa, em 8 de fevereiro de 1934, aquela diretoria assim constituída: Washington de Araújo Dias, presidente; José da Costa Carvalho, vice-presidente; Antônio Ramos, vice-presidente; José Amarante Neves, secretário; Geraldo Ramos, secretário; João Batista Fortes, tesoureiro; Levindo Barbosa Leite, procurador.


Já em 25 de fevereiro é estabelecida a proposta de eleições diretas para formação da diretoria. Em 4 de março, com a posse da diretoria definitiva, são confirmados os nomes daquela primeira diretoria.


Desenvolvem-se trabalhos para criação da sede própria, o que, em 19 de maio do mesmo ano, no local da antiga casa que pertenceu ao Alferes "TIRADENTES", é obtido, por aforamento, junto à Prefeitura Municipal.


A iniciação à construção da sede se deu por meio de empréstimo dos sócios, no valor de 80.000$000 (oitenta contos de réis), quantia que foi cotizada. A sessão solene inaugural é realizada em 26 de abril de 1935.


Nestes oitenta anos de atividades, dirigiram os destinos da Agremiação nomes proeminentes da comunidade ouro-pretana, levando-a a alcançar grande representatividade empresarial e substancial prestígio político, econômico e social em seus vários níveis de atuação, ao longo dos vários períodos da história econômica do município de Ouro Preto.


Hoje, quando a força do Turismo representa um novo ciclo econômico para a antiga Vila Rica, como foram a mineração e a metalurgia nos trezentos anos anteriores, a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL continua a contribuir de forma expressiva para o desenvolvimento econômico e social da sua comunidade, com iniciativas como o apoio a este Site Oficial de Turismo de Ouro Preto, através de seu Instituto Cultural e do Convention & Visitors Bureau, compartilhando, com o mundo inteiro, as riquezas e a cultura da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.


Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto
Rua São José 132 - Centro - Cep 35400-000 - Ouro Preto - MG
Telefax: (31) 3551-1469
Site: www.aceop.com.br | E-mail: atendimento@ouropreto.org.br


Topo da página

 


















Apoio Institucional:


















© 2015 - Idas Brasil Ltda. - Todos os Direitos Reservados