Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil - Patrimônio Cultural da Humanidade - Unesco  
  • "Caminhar por Ouro Preto é como voltar a tempos dourados. É ter a sensação de que, na próxima esquina, irá encontrar algum personagem da história."
  • "Uma fabulosa e linda cidade setecentista encravada num vale profundo das montanhas mineiras. Anacrônica, espantosa, fascinante..."
  • "Apure os ouvidos ao andar pelas ruas de Ouro Preto. Sem muito esforço e alguma imaginação é possível ouvir os sussurros conspiratórios, os ideais subversivos, as intrigas palacianas..."
  • "O maior conjunto barroco do mundo. Uma cidade setecentista em pleno séc. XXI. Anacronismos à parte, a antiga Vila Rica foi palco da vaidade, da soberba, da competição e da genialidade humana."
  • "Testemunhe a rica cultura de Ouro Preto: o carnaval, as procissões, os festivais..."
  • "Ouro Preto é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, do tempo em que começou a ser desenhada a história das Minas Gerais..."
  • "Encontrava-se ouro como em nenhum outro lugar, fazendo as lendas do Rei Salomão parecerem ingênuos contos infantis."
  • "No vaivém dos telhados, na espremida confusão do casario geminado. Os palácios, as pontes e os chafarizes... Ouro Preto é fascinante!!!"
  • "Antônio Francisco Lisboa, eternizado como Aleijadinho, gênio pardo e acometido de terrível doença deformadora. Foi o feio que produziu o belo, o monstro que produziu anjos..."
Site Oficial
de Turismo
Apresentação     História     Belezas Naturais     Inconfidência Mineira
Arquitetura     Lavras Novas e Cachoeira do Campo     Distritos
Procurar    Contato

Promoção:





Atrações em Ouro Preto:

Botica de Tiradentes
Interessante
Neste local funcionava, no final do século XVIII, uma pequena botica, de propriedade de Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes) em sociedade com p...
Ler Matéria

Alguns de nossos Parceiros:
Hotel Pousada do Arcanjo
Hospedagem
Mais informações
Hermes Guia
Empresas de receptivo turístico
Mais informações
 

Esclarecimentos sobre eventual rompimento de barragem de mineração em Ouro Preto

COMUNICADO CVB
Turismo em Ouro Preto


Nas últimas semanas, desde antes do Carnaval, temos presenciado o nome de Ouro Preto na mídia associado ao risco de rompimento de barragens de mineradoras.


Quando se menciona Ouro Preto, é natural as pessoas pensarem apenas na cidade histórica, Patrimônio Cultural da Humanidade, que todos conhecem.


 

O fato que poucos sabem é que o município de Ouro Preto, com 1.245 quilômetros quadrados de área, e 12 distritos em áreas rurais além da sede, é quase 4 vezes o tamanho da capital do Estado, Belo Horizonte, com seus 331 quilômetros quadrados.


A cidade está longe de barragens com possíveis problemas e as localidades perto dessas estruturas estão em zona rural distante. Por precaução, os pouquíssimos moradores naquelas áreas foram relocados e estão em segurança.


As manchetes na imprensa que chamam a atenção são ambíguas e imprecisas, para não dizer tendenciosas, induzindo a se pensar que a cidade está ameaçada.


O prefeito de Ouro Preto, autoridades municipais e da defesa civil têm esclarecido isto em várias oportunidades, que a cidade histórica de Ouro Preto não tem problemas com barragens e está longe das áreas de influência dessas estruturas.


A cidade teve um Carnaval normal e está preparada para uma grande celebração da Semana Santa, como sempre.

Ouro Preto, 04 de abril de 2019.

Márco Abdo de Freitas
Presidente do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB)



Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau
Rua São José 132 - Centro - Cep 35400-000 - Ouro Preto - MG
Telefax: (31) 3551-3899 (segunda à sexta, das 09:00 às 12:00 h)
Site: www.circuitodoouro.org.br | E-mail: atendimento@ouropreto.org.br


Topo da página

 


















Apoio Institucional:


















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados