Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil - Patrimônio Cultural da Humanidade - Unesco  
  • "Caminhar por Ouro Preto é como voltar a tempos dourados. É ter a sensação de que, na próxima esquina, irá encontrar algum personagem da história."
  • "Uma fabulosa e linda cidade setecentista encravada num vale profundo das montanhas mineiras. Anacrônica, espantosa, fascinante..."
  • "Apure os ouvidos ao andar pelas ruas de Ouro Preto. Sem muito esforço e alguma imaginação é possível ouvir os sussurros conspiratórios, os ideais subversivos, as intrigas palacianas..."
  • "O maior conjunto barroco do mundo. Uma cidade setecentista em pleno séc. XXI. Anacronismos à parte, a antiga Vila Rica foi palco da vaidade, da soberba, da competição e da genialidade humana."
  • "Testemunhe a rica cultura de Ouro Preto: o carnaval, as procissões, os festivais..."
  • "Ouro Preto é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, do tempo em que começou a ser desenhada a história das Minas Gerais..."
  • "Encontrava-se ouro como em nenhum outro lugar, fazendo as lendas do Rei Salomão parecerem ingênuos contos infantis."
  • "No vaivém dos telhados, na espremida confusão do casario geminado. Os palácios, as pontes e os chafarizes... Ouro Preto é fascinante!!!"
  • "Antônio Francisco Lisboa, eternizado como Aleijadinho, gênio pardo e acometido de terrível doença deformadora. Foi o feio que produziu o belo, o monstro que produziu anjos..."
Site Oficial
de Turismo
Apresentação     História     Belezas Naturais     Inconfidência Mineira
Arquitetura     Lavras Novas e Cachoeira do Campo     Distritos
Procurar    Contato

Promoção:





Atrações em Ouro Preto:

Casario São Bartolomeu
Casario e Arquitetura
É pequeno, localizado em um aconchegante vale onde corre mansamente o rio das Velhas, um dos mais importantes de Minas. Compondo o cenário est&...
Ler Matéria

Alguns de nossos Parceiros:
Pousada Capricho Asturiano
Hospedagem
Mais informações
Hermes Guia
Empresas de receptivo turístico
Mais informações
 

Você está em "Mensagem de Boas-Vindas"


Voltar

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais
Regional Circuito do Ouro

Breve História da ABIH-MG - Regional Circuito do Ouro


Em abril de 2009, teve início uma série de encontros de empresários de meios de hospedagem de Ouro Preto interessados em trabalhar em forma de rede organizada. Os encontros passaram a ser realizados em rodízio em hotéis e restaurantes da cidade.


A iniciativa se originou na diretoria do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), na troca de ideias entre o presidente Márcio Abdo de Freitas e o Diretor de Turismo e Visitantes Raimundo Saraiva, ambos hoteleiros. O movimento logo contou com o apoio da Associação Comercial (ACEOP) e também da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH/MG) que trouxe, pela primeira vez a Ouro Preto, o TURHOTEL- a 6ª edição do SALÃO DE TURISMO E HOTELARIA DA ABIH, com palestras e apresentações de fornecedores de serviços e produtos para a hotelaria.


O trabalho ganhou corpo e participação dos empresários e encerrou 2009 com um grande jantar de confraternização que reuniu, além dos próprios hoteleiros, convidados de outras entidades do trade turístico.


O esprit de corps dos hoteleiros continuou em 2010 e, já no primeiro encontro do ano, em abril, uma novidade: a consultora Lúcia Torres, disponibilizada pelo SEBRAE MG para acompanhar os trabalhos da hotelaria de Ouro Preto.


Um dos assuntos mais importantes discutidos foi a necessidade da formalização do grupo para ter maior peso institucional da classe, possivelmente com a criação de uma regional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais, com sede em Ouro Preto.


A possibilidade da criação local de uma regional da entidade de classe da hotelaria de Minas já havia sido anunciada em 2009 pela presidente da entidade mineira, Silvânia Capanema, durante o TURHOTEL. Naquela ocasião, a presidente explicou a intenção de descentralização da entidade da capital para o interior com a criação de regionais. E uma das regionais previstas era a do Circuito do Ouro.


Com a decisiva parceria com o SEBRAE MG, o grupo da hotelaria realizou, em junho e julho de 2010, workshops de planejamento para definir estratégias e ações conjuntas para o setor.


Utilizando técnicas adequadas de planejamento, os participantes discutiram e identificaram oportunidades de mercado, pontos fortes e fracos, visando a definição de estratégias de atuação conjunta em benefício do turismo da região e da hotelaria em particular.


Em agosto de 2010, foi finalizado o Planejamento Estratégico dos Meios de Hospedagem de Ouro Preto. E a definição dos hoteleiros foi pela criação da regional da ABIH MG.


A interlocução final entre os hoteleiros e a ABIH MG foi conduzida pelo presidente do Convention & Visitors Bureau, Márcio Freitas, também diretor de Pousadas Urbanas da ABIH MG que, juntamente com a presidente Silvânia Capanema, definiu a documentação necessária.


Finalmente, em reunião festiva, no dia 16 de dezembro de 2010, com a presença do Secretário Municipal de Turismo e do Prefeito Municipal de Ouro Preto, bem como da ABIH MG, CVB e ACEOP, os proprietários de hotéis e pousadas de Ouro Preto, distritos e municípios vizinhos oficializaram a criação da associação regional da categoria, com sede em Ouro Preto e abrangência no Circuito do Ouro.


A entidade funciona junto à Associação Comercial e ao Convention & Visitors Bureau, no simbólico local onde morou o alferes Tiradentes, herói nacional identificado com grandes ideais.


Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais
Regional Circuito do Ouro – ABIH OURO
Rua São José 132 - Centro - Cep 35400-000 - Ouro Preto - MG
Telefax: (31) 3551-1469
Site: www.abihouro.org.br | E-mail: atendimento@ouropreto.org.br


Topo da página

 


















Apoio Institucional:


















© 2015 - Idas Brasil - Todos os Direitos Reservados