Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil - Patrimônio Cultural da Humanidade - Unesco  
  • "A capela de Santana é uma das mais antigas de Ouro Preto e data de 1720. Em seu cemitério está enterrado o escritor Alphonsus de Guimarães."
  • "A praça Minas Gerais é o cartão-postal de Ouro Preto, rodeada por um belíssimo conjunto cênico-arquitetônico..."
  • "Na Casa da Câmara existiu o quartel dos Dragões, guarda que servia aos governadores da capitania..."
  • "Pintura de Mestre Ataíde na igreja de São Francisco de Assis."
  • "A catedral de N.Sra. da Assunção tem arquitetura singela, entretanto está entre as mais ricas e importantes igrejas mineiras."
  • "Ouro Preto é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, do tempo em que começou a ser desenhada a história das Minas Gerais..."
  • "O pico do Itacolomi, entre Ouro Preto e Ouro Preto, foi a referência para o eldorado das Minas Gerais."
  • "A igreja N.Sra. do Carmo surgiu a partir de um pequeno templo erguido em 1759. Teve suas obras iniciadas em 1783..."
  • "Mestre Ataíde, um dos mais consagrados pintores do Barroco Mineiro, era de Ouro Preto."
Site Oficial
de Turismo
Apresentação     História     Belezas Naturais     Inconfidência Mineira
Arquitetura     Lavras Novas e Cachoeira do Campo     Distritos
Procurar    Contato

Promoção:





Atrações em Ouro Preto:

Coluna Saldanha Marinho
Interessante
Pilar de pedra antigamente alocado na praça da Independência (atual praça Tiradentes). Foi inaugurada em 1867.
Texto e foto: ...
Ler Matéria

Alguns de nossos Parceiros:
Pousada Mirante do Café
Hospedagem
Mais informações
Restaurante Café Geraes
Restaurantes, bares e afins
Mais informações
GrandTour Ouro Preto
Empresas de receptivo turístico
Mais informações
Antiguidades Toledo - Arte e Decoração
Compras, lojas, artesanato e afins
Mais informações
 

Você está em "Mensagem de Boas-Vindas"


Voltar

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais
Regional Circuito do Ouro

Breve História da ABIH-MG - Regional Circuito do Ouro


Em abril de 2009, teve início uma série de encontros de empresários de meios de hospedagem de Ouro Preto interessados em trabalhar em forma de rede organizada. Os encontros passaram a ser realizados em rodízio em hotéis e restaurantes da cidade.


A iniciativa se originou na diretoria do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), na troca de ideias entre o presidente Márcio Abdo de Freitas e o Diretor de Turismo e Visitantes Raimundo Saraiva, ambos hoteleiros. O movimento logo contou com o apoio da Associação Comercial (ACEOP) e também da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH/MG) que trouxe, pela primeira vez a Ouro Preto, o TURHOTEL- a 6ª edição do SALÃO DE TURISMO E HOTELARIA DA ABIH, com palestras e apresentações de fornecedores de serviços e produtos para a hotelaria.


O trabalho ganhou corpo e participação dos empresários e encerrou 2009 com um grande jantar de confraternização que reuniu, além dos próprios hoteleiros, convidados de outras entidades do trade turístico.


O esprit de corps dos hoteleiros continuou em 2010 e, já no primeiro encontro do ano, em abril, uma novidade: a consultora Lúcia Torres, disponibilizada pelo SEBRAE MG para acompanhar os trabalhos da hotelaria de Ouro Preto.


Um dos assuntos mais importantes discutidos foi a necessidade da formalização do grupo para ter maior peso institucional da classe, possivelmente com a criação de uma regional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais, com sede em Ouro Preto.


A possibilidade da criação local de uma regional da entidade de classe da hotelaria de Minas já havia sido anunciada em 2009 pela presidente da entidade mineira, Silvânia Capanema, durante o TURHOTEL. Naquela ocasião, a presidente explicou a intenção de descentralização da entidade da capital para o interior com a criação de regionais. E uma das regionais previstas era a do Circuito do Ouro.


Com a decisiva parceria com o SEBRAE MG, o grupo da hotelaria realizou, em junho e julho de 2010, workshops de planejamento para definir estratégias e ações conjuntas para o setor.


Utilizando técnicas adequadas de planejamento, os participantes discutiram e identificaram oportunidades de mercado, pontos fortes e fracos, visando a definição de estratégias de atuação conjunta em benefício do turismo da região e da hotelaria em particular.


Em agosto de 2010, foi finalizado o Planejamento Estratégico dos Meios de Hospedagem de Ouro Preto. E a definição dos hoteleiros foi pela criação da regional da ABIH MG.


A interlocução final entre os hoteleiros e a ABIH MG foi conduzida pelo presidente do Convention & Visitors Bureau, Márcio Freitas, também diretor de Pousadas Urbanas da ABIH MG que, juntamente com a presidente Silvânia Capanema, definiu a documentação necessária.


Finalmente, em reunião festiva, no dia 16 de dezembro de 2010, com a presença do Secretário Municipal de Turismo e do Prefeito Municipal de Ouro Preto, bem como da ABIH MG, CVB e ACEOP, os proprietários de hotéis e pousadas de Ouro Preto, distritos e municípios vizinhos oficializaram a criação da associação regional da categoria, com sede em Ouro Preto e abrangência no Circuito do Ouro.


A entidade funciona junto à Associação Comercial e ao Convention & Visitors Bureau, no simbólico local onde morou o alferes Tiradentes, herói nacional identificado com grandes ideais.


Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais
Regional Circuito do Ouro – ABIH OURO
Rua São José 132 - Centro - Cep 35400-000 - Ouro Preto - MG
Telefax: (31) 3551-1469
Site: www.abihouro.org.br | E-mail: atendimento@ouropreto.org.br


Topo da página

 


















Apoio Institucional:


















© 2015 - Idas Brasil Ltda. - Todos os Direitos Reservados